Lacen começa a realizar exames para detecção de casos de Zika e Chikungunya

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, fevereiro 23, 2016 as 16:48 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) passa a realizar a partir desta terça-feira (23) os exames para diagnóstico laboratorial dos vírus Zika e Chikungunya. Os exames entram na rotina de análises de amostras do Lacen, que antes eram encaminhados para laboratórios de referência como o Instituto Adolfo Luttes em São Paulo, para casos de Zika e o Instituto Evandro Chagas no Pará, para casos de febre Chikungunya.

Com estas análises sendo feitas pelo Lacen o número de exames será ampliado oferecendo maior agilidade na entrega de resultados, além de contribuir com as ações de vigilância epidemiológica aumentando o controle e bloqueio na circulação do vírus Zika e da febre Chikungunya.

O Lacen realizará exames das amostras encaminhadas por todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada será por biologia molecular, pela técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e o resultado estará disponível em até cinco dias úteis. O Laboratório Central de Saúde pública possui experiência e profissionais capacitados na realização desta técnica, que hoje já é utilizada para diagnósticos de outros agravos.

Para Chikungunya além da biologia molecular, o Lacen realizará também teste sorológico para detecção de anticorpos da classe IgM.

Publicado por: lucasj@ses.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.