Lacen passa a utilizar técnica molecular que amplia eficiência para análise de doenças respiratórias

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 30, 2017 as 13:45 | Voltar

Lacen passa a utilizar técnica molecular que amplia eficiência para análise de doenças respiratórias

Campo Grande (MS) – Para aumentar a eficiência nos resultados e análises de amostras laboratoriais associadas a infecções respiratórias, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS) em Campo Grande, desde o início do mês de março está realizando o Painel Molecular para Vírus Respiratórios. A metodologia é uma técnica molecular para diagnóstico simultâneo de múltiplos vírus respiratórios que dinamiza os resultados para a identificação dos vírus responsáveis por infecções respiratórias.

Com este método, os resultados apontados com classificação de pneumonia adquirida não caracterizada caem drasticamente, sendo possível a identificação rápida dos vírus respiratórios que mais circulam pela população. No Painel Molecular passam a ser pesquisados os seguintes vírus: Adenovírus, Vírus Respiratório Sincial, Parainfluenza (1,2,3) e Metapneumovirus.

A identificação precoce dos tipos viriais respiratórios contribuem para o tratamento mais eficaz, devido aos patógenos associados frequentemente as infecções respiratórias agudas serem responsáveis pelo elevado índice de morbidade em crianças no primeiro ano de vida, adultos imunodeprimidos e idosos.

Além do tratamento específico, a identificação do tipo viral minimiza os impactos em relação a custos e também à resistência aos antibióticos para a população e o sistema de saúde. Dessa forma o Lacen/MS, além dos exames relacionados à Influenza, passa agora a dinamizar as analises referentes a doenças respiratórias não caracterizadas, facilitando o tratamento e os cuidados à estas patologias.

Jefferson Gonçalves

Publicado por: Thereza Christina Amendola da Motta

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.