Lacen promove encontro para reciclar profissionais e garantir qualidade de exames

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, novembro 11, 2016 as 15:35 | Voltar

Campo Grande (MS)- O Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen) realiza nessa semana um encontro de “Atualização em Coleta, Acondicionamento, Armazenamento e Transporte de Material Biológico” destinado a profissionais que integram a rede estadual de laboratórios. As palestras, que acontecem no Hotel do Lago em Campo Grande, tiveram início na noite de quarta-feira (9) e terminam na tarde desta sexta-feira (11).

A intenção do evento é promover a atualização de protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para evitar perda de material coletado, assegurar rapidez no diagnóstico, garantir a segurança dos profissionais e o padrão de qualidade dos testes, entre outros objetivos.

Segundo o diretor do Lacen, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, muitas amostras chegam ao Lacen com diversos problemas que acabam invalidando o material coletado. “Algumas amostras são encaminhadas de forma errada, acondicionadas com gelo reciclável insuficiente e também erros de cadastros”, explicou ele.

As mais de 80 pessoas que participam do encontro tiveram uma palestra sobre acidentes com materiais biológicos e a contaminação com esses resíduos por acidente de trabalho. Também foi pauta do evento uma discussão sobre uma nova metodologia (Ogawa) de diagnóstico para tuberculose que pode descentralizar os exames no Estado e, assim, promover maior rapidez na liberação dos resultados.

“Hoje, todos os exames de tuberculose são destinados ao Lacen. Com o uso dessa metodologia Ogawa, os laboratórios no interior do Estado não precisarão mais enviar os testes para Campo Grande e poderão liberar os resultados”, ressaltou Luiz.

Além da atualização e treinamento de coleta de material para diagnosticar zika e chikungunya, doenças ainda novas, os profissionais receberão também orientações sobre  a realização de exames que deve ser feita por trabalhadores expostos a agrotóxicos.

Texto: Luciana Brazil, assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Foto: Luiz Henrique- Lacen.

Publicado por: lucasj@ses.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.