Competência

A Portaria Nº 2.031, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004, dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, apresentando as competências do LACEN, no que se refere a atuação em vigilância epidemiológica e ambiental.
Parágrafo Único: O Laboratório de Referência Estadual são os Laboratórios Centrais de Saúde Pública – LACEN, vinculados às secretarias estaduais de saúde, com área geográfica de abrangência estadual, que coordena a rede estadual de laboratórios entre outras competências.
Art. 11. O Laboratório Estadual tem as seguintes competências:
I - coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública;
II - encaminhar ao Laboratório de Referência Nacional e Regional/ Nacional
amostras inconclusivas para a complementação de diagnóstico e aquelas
destinadas ao controle de qualidade analítica;
III - realizar o controle de qualidade analítica da rede estadual;
IV - realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico;
V - habilitar, observada a legislação específica a ser definida pelos gestores nacionais e estaduais das redes, os laboratórios que serão integrados à rede estadual, informando ao gestor nacional respectivo;
VI - promover a capacitação de recursos humanos da rede de laboratórios; e
VII - disponibilizar aos gestores nacionais as informações relativas às atividades laboratoriais realizadas por intermédio do encaminhamento de relatórios periódicos, obedecendo cronograma definido.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.