Saúde recebe doação de equipamento da JBS que vai acelerar testagem da Covid-19

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 12, 2021 as 10:53 | Voltar

Mato Grosso do Sul recebeu da JBS, como forma de doação, um novo equipamento de extrator de material genético que vai acelerar o ritmo dos resultados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria de Estado de Saúde, dos testes RT-PCR, conhecido como ‘padrão ouro’. O Lacen já realizou 240.688 testes até o momento e a positividade está em 76.707 amostras.

Desde o início da pandemia, o Estado se tornou referência no país quanto a agilidade na entrega dos exames em até 72 horas. Agora, com o novo aparelho a expectativa é que tempo seja ainda menor.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a chegada desse extrator trará maior celeridade na entrega de resultados de exames de biologia molecular. “E vai permitir que além do SARS-CoV 2, outros vírus possam ser pesquisados aumentando a capacidade de análise do parque analítico do LACEN”.

O novo equipamento também vai permitir que a população tenha um diagnóstico ainda mais rápido. “Quanto antes o paciente tiver o resultado, mais rápidas as medidas de tratamento e de contenção na propagação do vírus serão eficientes. Isso demonstra a preocupação do Governo do Estado no combate à pandemia”, ressalta Resende.

Para o diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, desde o início de fevereiro, houve uma redução no tempo de espera do resultado dos exames. “Temos liberados os exames em até 48h, mas o prazo continua de até 72h. A capacidade já contando com o novo aparelho, vai depender do volume de amostras recebidas dos exames de PCR que não dependem somente deste equipamento de extração”.

O Lacen começou a realizar os exames RT-PCR para diagnóstico de coronavírus em 14 de março do ano passado. Desde então foi buscando formas de ampliar a capacidade diária de realização de testes. Agora com os novos equipamentos, a capacidade diária pode ser aumentada.

Parque analítico do LACEN

Como uma ação estratégica para o enfrentamento da Covid-19, o Governo do Estado adquiriu uma máquina de extração automatizada com recursos próprios. A outra foi cedida em comodato pelo Ministério da Saúde. Após a aquisição dos kits de extração e treinamento da equipe do Lacen foi possível o início das atividades dos equipamentos.

E com esta terceira máquina, por meio da doação da JBS, o Estado se fortalece nas ações de enfrentamento à pandemia. A doação faz parte do programa de responsabilidade social da JBS, Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade. A JBS já doou 21 extratores de RNA e 62 kits de extração para o Ministério da Saúde, que foram destinados aos Lacen de 21 unidades da federação.

Rodson Lima, SES

 

Publicado por: Rodson Carmo de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.